A Importância do Judô na Educação Motora

17/04/2013 16:51

 

A Importância do Judô na Educação Motora:

 

1 - Introdução

Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância do Judô para a educação motora na fase dos três aos dez anos. Assim como elencar brevemente características e noções sobre o essa modalidade para que possa levar a um entendimento de seu significado dentro da Educação Física.


2 - Uma Breve Definição

Primeiramente devemos ter uma breve noção do que se tratam os dois principais aspectos do trabalho: Judô e Educação Motora. Para que então possamos ter maior clareza ao desenvolver o significado de sua presença dentro da educação física.

2.1 - O que é Judô

Judô é um método de Educação Física criada a partir de uma arte chamada Ju-Jutsu. Visava à ramificação do Esporte por todo o Japão de maneira pedagógica e metódica. Adicionando a velha arte (Ju-Jutsu) além de um método algo considerado mais importante: filosofia. Acreditavase que para o bom desempenho dessa atividade o praticante (Judoista) deveria incorporar os princípios à sua prática diária em todos os campos para então se tornar um verdadeiro Judoca (aquele que pode passar o conhecimento). O Judô se apóia em três princípios básicos:

  • JuSuavidade (no sentido de flexibilidade)
  • Seiryoku-Zen-Yo - Máxima Eficiência e Mínimo Esforço
  • Jita-Kyoei - Bem estar e benefícios mútuos

2.2 - O que é Educação Motora

Poderíamos definir de maneira breve a Educação Motora como sendo o ato ou efeito de educar aquilo que dá movimento ou que faz mover. Porém poderíamos situá-la dentro do contexto da Educação Física nacional, assim deveríamos saber que existem várias correntes e definições do que viria a ser Educação Física, dentre elas destacamos nesse momento a Teoria da Motricidade Humana, nela teríamos a educação física como a ciência que estuda o homem que se movimenta. Notadamente essa definição centra-se no homem, e depois no movimento, assim temos o ser humano como ponto de partida e seu movimento como alvo de estudo. Dentro dessa Corrente de Pensamento temos um método: a Educação Motora. Nele temos como base educar através do movimento. Podemos dar destaque também à corporeidade que é parte da educação motora, nela é tratada a questão do conhecimento corporal, ou seja, ter a consciência enquanto corpo. Ou seja, a não separação entre corpo e mente.

2.2.1 - Qual a Importância disso tudo?

Certamente poderíamos cair nessa indagação, por que da Educação Física ou da Educação Motora? Certamente essa importância está alicerçada na necessidade de movimento do homem em busca da própria sobrevivência. Assim temos o objetivo de ensinar e desenvolver o movimento que será sempre presente e necessário na vida cotidiana do ser humano.


3 - Judô e Educação Motora

Temos então claro a importância do Movimento e de se "educar" o movimento, mas onde entra o Judô? Por que de sua presença nesse trabalho? Ao observarmos uma aula de Judô infantil poderíamos nos deparar com inúmeros movimentos e aspectos que vêem a contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento motor. Aspectos muito comuns como o saltar, empurrar e até mesmo o arrastar-se são elementos fundamentais ao praticante de Judô. Assim o próprio cotidiano do Judô, se bem aplicado, vem a contribuir para a aprendizagem de novos movimentos e desenvolvimento de movimentos já conhecidos.

3.1 - O que há de diferente no Judô

Essa é outra dúvida, por que especificamente essa Doutrina chamada de Judô deveria estar presente no desenvolvimento motor dessas crianças? O principal aspecto que diferencia essa modalidade é o contato corporal juntamente com aspetos envolvendo noções de gravidade, equilíbrio e alavancas.

 

 

Fonte: https://www.zemoleza.com.br/carreiras/33387-a-importancia-do-judo-na-educacao-motora.html